Empresas de fachada atuavam no PIM

Investigações mostraram que as empresas importavam produtos prontos de outros países como insumos

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) pediu a extinção de quatro empresas que atuavam no Pólo Industrial de Manaus (PIM) apenas sob fachada. As investigações mostraram que as empresas importavam produtos prontos de outros países como insumos de produção e registravam como se fossem produzidos na Zona Franca de Manaus, beneficiando-se indevidamente de incentivos fiscais. Também foi detectado um sistema de corrupção, envolvendo funcionários da Inspetoria da Alfândega em Manaus, que cobravam propina para fraudar os produtos vindos do exterior. A ação civil pública tramita desde 2002 e já está nas razões finais, última oportunidade dada às empresas para manifestação.

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) também é alvo da ação. Segundo o procurador da República Gustavo de Carvalho Guadanhin, o órgão emitiu laudos que não condiziam com a realidade. O MPF/AM pediu o cancelamento, junto à Suframa, dos projetos econômicos das empresas envolvidas na fraude, e ainda entrou com ações por improbidade administrativa contra os agentes que participavam do esquema.

As empresas envolvidas são a DM Eletrônica da Amazônia, a BMA Indústria e Comércio, a Santel Tecnologia em Comunicação e a Bahia South Indústria e Comércio. Além da dissolução das sociedades empresárias, o MPF/AM também pede que as empresas sejam condenadas a devolver ao fisco estadual e federal o valor correspondente aos tributos não-pagos por conta do beneficiamento por incentivos fiscais e a pagar os danos morais coletivos, por prejudicar a imagem do Pólo Industrial de Manaus.

“Houve violação à própria imagem do Pólo Industrial de Manaus, com seus objetivos de desenvolvimento regional, causando desconfiança sobre a idoneidade dos investimentos na Região Norte do país. Configura-se, portanto, a lesão não só a interesses coletivos, como também a interesses difusos”, completa o procurador da República.

Deixe um comentário

Filed under Cidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s