Zé da Moita – Ed. 62

Inflação mundial

O mundo está vivendo mais uma crise do capitalismo. Essas crises se fazem presente de tempos em tempos. Desde 1929 que o mundo assiste a essas dêbacles com o crash da bolsa de New York, arrastando após si o resto do mundo. Na verdade, sempre ocorre quando a liberdade de mercado é praticada a ferro-e-fogo. Daí as críticas das vivandeiras do “socialismo” que depreciam o capitalismo naquilo que tem de melhor: a liberdade de ação. Afirmam que “a liberdade escraviza”.

Desde 1929 que a intervenção estatal na economia, ora mais, ora menos, é uma realidade. Mas os agentes econômicos teimam em sempre buscar uma forma de fugir aos controles estatais. Agora mesmo essa crise é uma prova cabal da assertiva: foi a liberdade de ação dos bancos e dos mercados “subprime” que “detonou” a crise.

De igual forma, estamos vendo a crise das comodities como resultado da queda do dólar no mundo todo: as pessoas correm para comprar outros ativos como grãos e petróleo, por exemplo, fazendo com que os preços dessas comodities subam de forma irreal, causando alta de preços mundo afora. Sobra para um país como o Brasil, cuja produção de grãos não é alterada pela produção de etanol de cana, pois temos terras agricultáveis suficientes. Mas o Brasil paga também o preço das más companhias: a política externa brasileira privilegia países poluidores como China, Índia, África e países “bolivarianos”, e assim se “contamina”. Somos como aquela donzela de “dedo podre”: só escolhe errado suas companhias.

Por isso, o Brasil está pagando o preço, tendo de se “defender” de acusações injustas com relação ao preço dos alimentos. O resto do mundo só nos vê em más companhias e conclui que somos “prostituta” do capitalismo. Bem feito! Quem manda termos inviabilizado a ALCA e optado pela relação SUL-SUL. Com isso, estamos pagando como paga o “justo pelo pecador”. Haja Cristo! E agora Lula Molusco? O que o senhor tem a reclamar?

ONGs da Força

Paulinho tem a Força! O PDT tem a força! Somente o povo não tem força nenhuma. Tem bolsa. Mas essas bolsas só dão pra comer uma semana. Não dá pra “comer” com a fome com que comem os “bons companheiros” dessas ONGs “pilantrópicas”. Esses “bons companheiros” descobriram um paraíso: o dinheiro fácil que se esvai dos cofres públicos para os bolsos deles. Nada como um dinheiro fácil entrando fácil! Mas isso é corrupção, minha gente! Pelo menos era quando vossas excelências eram oposição, lembram? Ou será que vossas excelências têm uma capacidade de transformar falcatruas em algo diferente quando estão de posse das “boquinhas” dos cargos públicos? Francamente! Não nos façam de lesos mais do que já somos! Ou querem ser mais lesos do que nós? Pra cima de nós não, manos! Mas a culpa é nossa quando votamos nessa gente! Eles acham que urna é pia batismal, que limpa todos os pecados. Parece coisa de venda de indulgências. Desse jeito, dá para construir muitas catedrais! Ora vão plantar batatas, minha gente!

Ronaldo & as Travecas

Como decaiu esse rapaz! De herói de “penta” está se tornando motivo de riso e zombaria…Logo com três, meu amigo! Olha que a cara daquela que exigiu R$ 50 mil pratas parece a cara da Rogéria, bicho! E ele não conseguiu “driblar” direito essa turma. Eu, hein! Xô, bichas!

Ufam 2 x 1 Nilton Lins

A Ufam, oh! Top, top, top…Sifu na prova do MEC. Foram reprovados os cursos de medicina da Ufam e NL. Por isso é que eu digo: os melhores médicos em Manaus se chamam “Varig”, “TAM” e “Gooooolllll”. Aqui em Manaus, só se for para tirar calo seco e olhe lá!

Operação Crisálida

Essas mariposas não podem ver lâmpada que ficam dando volta. Dando uma voltinha em “vorta” de mim. Em Itacoatiara, essas maripas montaram um “programa” para gringo ver. A PF desmontou a rede de prostituição montada na velha serpa. Ou profissão velha!

Mais um bebê abandonado

Seria muito bom se os nossos governantes parassem de esconder o sol com a peneira e viabilizassem uma forma de acolher bebês que podem ser abandonados e mortos por suas próprias mães. Por exemplo, poderiam criar nas maternidades um local onde as mães que não quisessem ficar com seus filhos pudessem deixá-los em lugar seguro para adoção. Que cada maternidade tivesse um setor para cuidar de adoção, em parceria com o juizado da criança e do adolescente.

Jatinho

Não é por nada, não, mas para quê o governo do Amazonas quer um jatinho parado no aeroporto? Se não consegue vender, por que não doa para uma entidade filantróprica? Eu falei “filan…” e “pilan…”, bem entendido.

Câmara de recesso

Para “comemorar” o dia do trabalhador, 1º. de maio, os nossos “dignos” representantes se mandaram antes mesmo que chegasse a quinta-feira e se escafederam do recinto de trabalho: não havia quórum pra nada. Por que então não automatizam a folha com ponto eletrônico? É assim que os trabalhadores ganham o mês. Seria a melhor homenagem ao seu dia: “Vereadores batem ponto”!

Mosquito espremido

Ângelo Figueira tentou. Sabá Reis tentou. Bisneto tentou. Nada! O plenário da Ale não aprova um mísero requerimento com o intuito de “encher o saco” do Dudu. Figueira se esforça para dar algum ar de oposição e nada! “Governo é governo…”, já dizia PPN! Ah, sim, Paulo Pinto Nery.

Quibe do Aziz

Com quantos kibes se faz um Aziz? Qual é a desse cara? Posa de benfeitor de Manaus com quais kibes? O que ele apresenta como grandes feitos? Rip-rap? Tá certo que somos todos lesos, mas assim já é demais! Quando é que o Kibeloco teve o último voto em Manaus? Por que Dudu não manda seu vice “cantar em outra freguesia”? O Melo levou pernada e o Kibe foi vice. Negão levou pernada e o Kibe foi vice. De pernada em pernada…Vixe! Kibe!

Boi bumbá

na CMM

Arlindo Jr. ganhou a parada e se viu enpossado na CMM como vereador, é mole…O “Pop-da-selva” cantou e a gente “dançou”! Vamos agora bancar esse cantor com alta remuneração, mordomias, cargos, gabinete, dançarinas, etc. e tal, e o que ganhamos? Top, top, top…Pimenta no dos outros é refresco, mano! Eu quero é “puder”!

Banana pro TJA!

Não perdeu nada o Sarafa em não sentar perto das “excelências” (esses lentos juízes) do TJA. Faltaram com a compostura em não convidá-lo. Eles não tinham o direito de desconhecer a figura do Prefeito. Nem “Manel Pracinha” foi tratado com tamanha indelicadeza! Olha a lei do eterno retorno, gente!

Vice do Sarafa

Dizem que está grande a disputa para vice na chapa do Sarafa! E eu pensei que fosse na chapa do Negão, olha só…Tem gente que não se toca, mano, se esforça até para carregar caixão…Sem alça… O Mário Frota (…rapaz!) não sabe se fica ou sai. O “ex-rei do Ibama” Marcos Barros (do PeTralha) está numa sinuca de bico na mão do “Praça” e do “Fala Fino”. Vamos ver para quem sobra esse “cálice”…Cale-se!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s