Seminário discute lixo produzido nas cidades

Durante o seminário, serão apresentados os estudos realizados para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

O lixo que é produzido nas cidades, especialmente, nas indústrias, portos e aeroportos de Manaus, é tema de discussão no “Seminário Avançado – Sustentabilidade na Gestão de Resíduos Sólidos”, evento que acontecerá na próxima terça-feira, 22, no auditório da UniNorte (Unidade V – na Rua Frei Lourenço, 33, Centro).
Durante o seminário, serão apresentados os estudos realizados para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Também serão apresentadas as ações que estão sendo executadas no local e em Manaus, de um modo geral, para o tratamento dos resíduos.
Entre os palestrantes, estão representantes da Infraero, profissionais que trabalharam na elaboração do PGRS do Aeroporto Eduardo Gomes, o secretário municipal de Obras, Serviços Básicos e Habitação, Paulo Farias, que acumula a pasta de Limpeza e Serviços Públicos, na Prefeitura de Manaus, além da secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Valente. Também estará presente a Consultora da Bolsa de Reciclagem da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Flávia Gadotti Noronha, que vai falar sobre Bolsa de Reciclagem.

Geração de residuos

As inscrições para o seminário podem ser feitas através do site http://www.uninorte.com.br/extensao, com investimento de R$ 20,00. A promoção é dos cursos de Pós-graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Meio Ambientes e de Geografia, da UniNorte, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon/AM).
O objetivo do seminário é intensificar as discussões em torno de um assunto que já é considerado um dos principais problemas enfrentados, hoje, pela humanidade – a geração de resíduos – e apresentar as experiências bem-sucedidas no tratamento do lixo descartado. O evento também coloca em discussão as novas diretrizes e a política para o gerenciamento de resíduos.
No caso dos portos e aeroportos, onde é grande o fluxo de pessoas e, conseqüentemente, da quantidade de resíduos gerados, o assunto é regulamentado pela Resolução 005, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A Resolução estabelece os procedimentos a serem adotados, dentre eles, a elaboração do PGRS, como exigência para obtenção de licenciamento ambiental.

Contaminação do ar e da água

O Plano deve apontar as ações relativas ao manejo de resíduos sólidos, contemplando aspectos, como: geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e tratamento.
O PGRS do Aeroporto Eduardo Gomes já está pronto e aguarda apenas a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A geração de resíduos sólidos é proporcional ao aumento da população e as conseqüências são desastrosas. Dentre elas, a contaminação do ar, das águas e do solo e a proliferação de vetores nocivos à saúde humana.

Programação

A abertura do “Seminário Avançado – Sustentabilidade na Gestão de Resíduos Sólidos” será às 14h e, logo em seguida, às 14h15, inicia a primeira palestra, sobre o “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes”. A palestra será ministrada pelo Biólogo Daniel Souza dos Santos e pela Engenheira Sanitarista Lislair Marques, profissionais que participaram da elaboração do PGRS do aeroporto de Manaus. Às 15h, o coordenador da área de Meio Ambiente da Infraero/AM, Josinaldo Araújo, fala sobre o “Tratamento de Resíduos do Complexo Aeroportuário Eduardo Gomes”. Às 15h45, Altemir Belém, da Anvisa/Manaus, aborda o tema “Diretrizes para o Gerenciamento de Resíduos em Portos e Aeroportos”.
Após o intervalo, de 16h30 às 16h45, o ciclo de palestras retorna com a apresentação de Marcus Antônio Ferreira, do Sinduscon/AM, falando sobre “Gestão de Resíduos da Construção Civil”. Às 17h, Flávia Noronha, da FIEP/PR, discorre sobre a “Bolsa de Reciclagem – Sistema FIEP”. Novo intervalo acontecerá, de 18h às 19h, voltando com “Evolução da Gestão de Resíduos Urbanos de Manaus”, tema a ser desenvolvido por Paulo Farias, secretário municipal de Obras, Serviços Básicos e Habitação e de Limpeza e Serviços Públicos. Às 20h, a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Valente, fala sobre o “Plano Nacional de Resíduos Sólidos”. Os debates se iniciam a partir das 21horas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s