Boca do Inferno – por Simão Pessoa

Grandes felinos

Um projeto de cooperação internacional vai analisar populações de onças pintadas na Amazônia e no México. O estudo, coordenado no Brasil pela pesquisadora Claudia Keller, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), está sendo realizado em parceria com pesquisadores da Estación Biológica Doñana (Espanha) e da Universidad Nacional Autônoma do México. O objetivo final é criar um protocolo de monitoramento de grandes felinos (onças pintadas e onças pardas). Bola pra frente.

Atrasadinho

Alguém precisa avisar urgentemente pro Mazzaropi goiano, que atua como garoto-propaganda do governo, que as lambanças sobre o pacote de obras no Alto Solimões estão fora de tempo e de contexto. Elas deviam ter sido anunciadas em novembro do ano passado, um mês antes de terem sido pagas sem estarem concluídas. Se a imprensa não tivesse denunciado a mutreta, duvido que esses filmetos estivessem sendo veiculados.

Quizumba

Paraense da gema como Dudu e Sinézio, a pró-reitora de Ensino de Graduação da UEA, Edneia Dias, convocou somente docentes paraenses para fazerem parte da bancada examinadora da instituição no processo seletivo para professores da UEA. Resultado da lambança: três dos mais ilustres e representativos intelectuais da terra – e ambos com mais de 30 anos de atuação na Ufam – foram desclassificados. Minha solidariedade a Amecy Souza, Vânia Pimentel e Berenice Carvalho, que não poderiam ter suas carreiras conspurcadas dessa maneira. Eita nós!

Chega de ONGs

O ministro Tarso Genro tem razão ao defender o projeto da nova Lei do Estrangeiro, que obriga as ONGs a receberem autorização do governo para atuar na Amazônia. Realmente, será um avanço. Ao mesmo tempo, o governo não deveria mais sustentar essas ONGs, reservando seus recursos para fortalecer as verdadeiras entidades filantrópicas, que enfrentam cada vez mais dificuldades para seguir prestando serviços às populações carentes.

Superpoluição

Já faz tempo que a China superou os Estados Unidos como recordista na emissão de gases do efeito estufa. A Universidade da Califórnia mostra que a China se tornou o maior emissor desses gases no período entre 2006 e 2007. Motivo: como não há leis antipoluição na China, as multinacionais transferiram para lá as fábricas obsoletas e proibidas nos países desenvolvidos. O governo de Pequim admite que a cada ano morram mais de 400 mil chineses devido à poluição. Como o país vive sob rigorosa censura e o governo ditatorial faz o que bem entende, pode-se presumir que o número de chineses mortos pela poluição seja dez vezes maior e chegue a 4 milhões de vítimas/ano.

Politicagens

Entre suas maiores atrações, a Câmara tem hoje o apresentador e estilista Clodovil Hernandes e os cantores sertanejos Frank Aguiar e Edigar Mão Branca. Ao que parece, os três gostaram do palco da política. Mão Branca quer ser prefeito de Itapetinga, na Bahia, Frank Aguiar sonha com uma vaga no Senado em 2010 e Clodovil quer se reeleger deputado federal para continuar fazendo politicagens.

Sujeirada

Teclados de computador podem ter mais bactérias do que assentos sanitários, segundo pesquisa feita em Londres. Os cientistas analisaram 30 teclados dos escritórios da revista Computing Which e descobriram bactérias que causam diarréia, intoxicações e até envenenamento. A explicação é simples: os funcionários se alimentam diante dos computadores e sujam os teclados, onde as bactérias então proliferam.

Antecedentes

A Justiça Eleitoral ameaça impugnar a candidatura de qualquer pretendente que tenha antecedentes criminais. Será mesmo? E os políticos que já têm mandato e não têm bons antecedentes, poderão se candidatar? O eleitor quer saber.

Exploração

Em abril, a Petrobras atingiu o recorde de exportação de 532 mil barris por dia. Essa marca gerou receita de US$ 1,72 bilhão para a Petrobras. Logo em seguida à comemoração da façanha, aumentou o preço da gasolina e do diesel, e o presidente Lula agora pede que o povo fiscalize os postos. Como dizia o Barão de Itararé, era só o que faltava.

Efeito ioiô

Cientistas escoceses descobriram que o efeito ioiô provocado por dietas – quando a pessoa volta a engordar após um regime rigoroso – pode reduzir a expectativa de vida, com aumento do risco de morte súbita. Então, se cuide: coma menos e faça exercícios.

Nicotina

A perversidade da indústria do fumo é inacreditável. Nos Estados Unidos, o nível de nicotina encontrado nos cigarros subiu 10% nos últimos seis anos, o que torna mais difícil para os fumantes largar o hábito e mais fácil para os novatos adquirir o vício, de acordo com pesquisa do Departamento de Saúde de Massachusetts. É a busca do lucro, sem a menor ética.

Tudo por dinheiro

Na ânsia de faturar, os sites pornográficos não respeitam nem mesmo os mitos religiosos. Na Tailândia, o governo teve que bloquear o acesso a um site pornô norte-americano que usa imagens de Buda e apresenta cenas eróticas com nomes sagrados, como Nirvana e Satori. Tudo por dinheiro.

Burrice

Para terminar, uma frase genial de Nelson Rodrigues: “Invejo a burrice, porque é eterna”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s