Gato na tuba – Subsecretária explica aluguel de usina de R$ 3 milhões

A subsecretária da Secretaria Municipal de Obras (Semosb), engenheira civil Jandecarla Belmont, 31, rebateu a denúncia do deputado Ângelus Figueira (PV) de que a prefeitura havia alugado para a operação tapa-buraco uma usina de asfalto da empresa EMAM por R$ 301.530,80 por mês, quando uma usina do mesmo porte valeria no máximo R$ 50.000,00 e que de R$ 600 mil ela chegaria a R$ 3.618.369,60 no prazo de 12 meses. O deputado denunciou ainda que o aluguel não era necessário na medida em que a prefeitura já havia contratado as empresas Etam, WP, Pavinorte e PR para fornecer quase 200 mil toneladas de asfalto, quantidade que daria para asfaltar toda a rodovia Manaus/Itacoatiara e ainda sobraria asfalto.

De acordo com a subsecretária, o que foi feito com as 200 mil toneladas de asfalto foi uma espécie de licitação que se chama registro de preço o que significa, segundo ela, que a prefeitura tem quatro alternativas de empresas com as quais ela pode contar para adquirir asfalto, conforme a necessidade e a disponibilidade financeira do município.

Segundo Jandecarla, o aluguel de uma usina própria tem por objetivo reduzir o custo do asfalto que será 30% menor do que foi conseguido nas outras usinas, além da economia com logística de transporte para o deslocamento de equipamentos, principalmente, para as zonas centro-sul, sul e centro-oeste. “A maioria das usinas se localiza na zona norte, daí o nosso pleito de instalar essa usina no Coroado”.

A subsecretária explicou que a usina vai dar ao município o domínio do horário na medida em que vai criar condições para trabalhar, tapando buracos, seja à noite, nos feriados ou nos finais de semana. “Vamos ter esse domínio e isso é muito importante”.

Para ela, o valor da usina está correto e que a prefeitura não está pagando somente o equipamento, mas os funcionários como operadores, laboratoristas e engenheiros. “Teremos ensaio de laboratório, acompanhamento com vários equipamentos auxiliares, como a pá carregadeira. É muito boa”.

Ela explicou também que os insumos para a fabricação do asfalto vão ser comprados por meio de licitação de registro de preços. “Hoje, nós estamos sendo atendidos 40% pela ETAM. Em Manaus temos usinas que já são muito antigas. Essa que alugamos é uma das melhores com capacidade de atendimento e de fornecimento que nenhuma da cidade tem. São 100 toneladas por hora”.

É uma usina nova que vai proporcionar uma economia no valor da tonelada de asfalto em torno de 30%; no montante, isso representa muita coisa.

Explicou mas não convenceu

O deputado Ângelus Figueira disse que gostaria de ver a planilha da Semosb para conferir essa redução de custos na tonelada de asfalto de 30%. “Como é que vai ter redução de custos com pagamento de aluguel de R$ 300 mil por mês e mais pagamento de insumos e energia elétrica?”, questiona o deputado.

Segundo o parlamentar, a questão da logística que a subsecretaria mencionou como um dos fatores para o aluguel da usina não condiz com a realidade. “Existem usinas em todas as zonas da cidade, inclusive na zona leste”

Ele disse ainda que as usinas contratadas têm capacidade de produção de 100 a 140 toneladas por hora e que ao contrário do que Jandecarla explicou, o aluguel só vai encarecer a tonelada do asfalto. “Se a usina fosse da prefeitura, eles economizariam, mas como não é o asfalto vai custar muito mais caro. Por isso, eu não entendo esse aluguel”.

Quanto às operações das usinas à noite, nos finais de semana e nos feriados, Ângelus Figueira garantiu que elas funcionam de acordo com as necessidades das prefeituras. “Se é necessário trabalhar à noite e de cabeça para baixo, elas trabalham. É balela afirmar que elas não têm domínio do horário”, concluiu.

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