Estande “Amazônia brasileira” será atração na COP-9

Grande painel ilustrado com a saudação “Welcome to the Brazilian Amazon” será afixado logo na entrada

O estande “Amazônia Brasileira” promete ser uma das atrações da 9ª Conferência das Partes (COP-9) da Convenção sobre Diversidade Biológica que ocorrerá no período de 19 a 30 de maio, em Bonn, na Alemanha. A floresta e sua rica biodiversidade inspiraram a ambientação do espaço de 75 metros quadrados composto por três tendas de 25 metros quadrados cada uma.
O estande “Amazônia Brasileira” foi concebido pelo MMA e executado com apoio do governo alemão, por meio da Cooperação Técnica (GTZ), parceira do governo brasileiro na implementação do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm).
A concepção, o planejamento e execução do layout foram adequados para provocar nos visitantes a sensação de estarem dentro da floresta, interagindo com elementos da fauna e flora que se destacam nas imagens fotográficas de alta resolução, que revestirão os ambientes. O estande será instalado em frente ao Ministério do Meio Ambiente da Alemanha e seu funcionamento será de 12h às 20h, entre os dias 19 e 23, e de 10h às 20h, entre 26 e 30.
Um grande painel ilustrado com motivos da floresta, com a saudação “Welcome to the Brazilian Amazon” (Bem-vindos a Amazônia Brasileira) será afixado logo na entrada, oferecendo aos visitantes uma prévia das surpresas que os aguardam. Lá dentro, a imagem de uma onça pintada, de olhar felino e sedutor, deve impressionar pela beleza, assim como a sumaúma de três metros de comprimento, confeccionada em papel marchê, indicando o ponto máximo de identificação dos visitantes com a floresta e o que ela representa em termos de biodiversidade para o planeta. Árvore nativa da região, a sumaúma é considerada a mãe da floresta, portadora de forte carga simbólica, que traduz a relação de cumplicidade dos povos da floresta com a natureza. A originalidade da ambientação será incrementada com sons que lembram o canto dos pássaros e o murmurar da chuva.
Além dos elementos visuais que expressarão a beleza e a diversidade ambiental e cultural da Amazônia, os visitantes terão acesso a informações sobre programas de proteção das florestas e de controle do desmatamento ilegal, implementados pelo governo brasileiro, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com as comunidades locais e internacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s