Manaquiri começa a produzir óleo vegetal

Com capacidade para produzir 50 litros de óleo por hora, Agroindústria de Óleos de Manaquiri promete, de acordo com o prefeito Jair Souto, atrair novos investimentos para o município

O município de Manaquiri (60 quilômetros a Sudoeste de Manaus) já dispõe desde o início deste mês da sua primeira unidade industrial para produção de óleo vegetal. Com capacidade para produzir 50 litros de óleo por hora (o método tradicional consume semanas para produzir apenas um litro de óleo), a Agroindústria de Óleos de Manaquiri promete, de acordo com o prefeito Jair Souto, atrair novos investimentos para o município. “A Agroindústria vai movimentar toda uma cadeia produtiva, incluindo desde os coletores de sementes para extração de óleo, até as grandes empresas de cosméticos que vão comprar esse produto. Portanto, as nossas expectativas quanto à geração de emprego e renda são as melhores possíveis”, disse o prefeito, durante solenidade de inauguração da Agroindústria.
O governador do Amazonas, Eduardo Braga, esteve presente na cerimônia de inauguração da Agroindústria de Manaquiri e disse que o empreendimento é fruto de um trabalho coletivo entre instituições, a prefeitura de Manaquiri e produtores e coletores de sementes. Braga disse, ainda, que a Agroindústria é um exemplo prático dos ideais preconizados pela Zona Franca Verde. “O nosso propósito é desenvolver o Estado, mantendo a floresta viva, retirando de forma sustentável o que a natureza pode nos dar em termos de negócios, renda e emprego. O Sebrae, assim como todas as demais instituições, está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo em favor do povo de Manaquiri”, declarou o governador.
A diretora-técnica do Sebrae no Amazonas, Maria José Alves da Silva, disse que os produtores e coletores de sementes de Manaquiri devem primar pela união, uma vez que o mercado em que vão atuar é bastante promissor, porém exigente. “Cada pessoa envolvida direta ou indiretamente na Agroindústria deve trabalhar pelo crescimento dessa empresa, porque o que inauguramos hoje em Manaquiri é um sonho de muitos anos  e que por isso não pode esmorecer diante das dificuldades. A Agroindústria precisa ser um exemplo de sucesso a ser seguido por outros municípios do Amazonas”, disse a diretora.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihtec), mostram que este setor econômico movimentou, em 2007, o equivalente a R$ 19,6 bilhões. Existem, segundo a Abithec, cerca de 1,5 mil indústrias atuando no mercado brasileiro, sendo que 15 são empresas de grande porte com faturamento acima dos R$ 100 milhões.
Resultado de um parceria entre Sebrae Amazonas, prefeitura de Manaquiri e um grupo de 39 famílias de agricultores e coletores de ervas e sementes das comunidades Cai N’água e Bom Intento, ambas a 40 minutos de barco da sede de Manaquiri, a Agroindústria de Óleos de Manaquiri vai gerar, inicialmente, 20 empregos diretos. A maioria dos postos de trabalho será ocupada por filhos e filhas de coletores e produtores. O recurso para construção de Agroindústria e compra de máquinas foi liberado pelo Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (Provárzea).
A Agroindústria será administrada por um comitê gestor composto pelo Sebrae, prefeitura de Manaquiri e representantes da Cooperativa dos Produtores e Beneficiadores de Plantas Medicinais, de Fitoterápicos e Fitocosméticos em Manaquiri (Coopfitos), criada em 2007.
Os produtos dos quais serão extraídos os óleos vegetais são: andiroba, tucumã, açaí, bacaba e castanha. “A Agroindústria é um sonho nosso realizado. Vamos ganhar tempo na produção de óleo e esperamos que nossa gente possa se beneficiar dessa indústria”, finaliza o coletor de sementes e integrante da Coopfitos, Norberto Dutra de Oliveira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s